«No dia 8 de Março, chegará ao seu termo a minha missão de Embaixador de Portugal em França, pelo que aproveito a ocasião para apresentar a todos, os meus cumprimentos e breves palavras de despedida.
Foi para mim uma grande honra ter representado e servido o Estado Português em França, um dos países com maior importância no quadro das relações externas do nosso país, membro da União Europeia e do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e com o qual Portugal mantém seculares laços de profunda amizade e de frutuosa cooperação. E, sobretudo, por se tratar do país em que reside a maior comunidade portuguesa, exemplo reconhecido de sucesso de integração e de patriotismo. Por ocasião da minha chegada divulguei uma mensagem na qual deixei apontadas as prioridades da acção que tencionava desenvolver relativamente à comunidade portuguesa. Entre elas, dei particular destaque ao ensino do português, à qualificação cultural e socioprofissional das novas gerações, ao progressivo envelhecimento da primeira geração e à participação cívica e eleitoral, tanto no que respeita à vida política portuguesa, como à francesa. A sua actualidade e pertinência mantêm se, é certo, visto constituírem objectivos de longo prazo, impossíveis portanto de serem alcançados em escassos meses.
Não poupei esforços, contudo, para dar a essas questões um novo impulso e uma nova dimensão, bem como para terem sido conseguidos importantes avanços relativamente a algumas delas. Refiro-me em especial ao ensino do português, área prioritária em que há a registar a adopção de medidas tão significativas como a abertura de uma Secção Portuguesa no Liceu Internacional Victor Hugo de Colomiers (Toulouse) e a criação da Secção Portuguesa na Cité Sco-laire Internationale de Lyon. É ainda de mencionar a assinatura prevista para o próximo mês de Abril de um acordo bilateral sobre o ensino das duas línguas nos respectivos países.
Apraz-me igualmente salientar a realização do 3º Encontro de Eleitos Portugueses e Lusodescendentes na Assembleia Nacional e o lançamento do 1º Fórum dos Empresários e Gestores Portugueses e Lusodescendentes em França, cujos trabalhos de organização se encontram em curso. Estas duas iniciativas não deixarão de contribuir para reforçar o peso e a capacidade de intervenção da comunidade portuguesa em França. Fazendo votos de que a comunidade se mantenha empenhada como até aqui em consolidar a sua imagem de cidadãos exemplares, desejo a todos muito êxito e as maiores felicidades.
João Rosa Lã
Embaixador de Portugal»
Primeiro Natal celebrado em Londres
-
OK, eu sei que o título deste post é um pouco enganador porque também
celebrei o Natal em Londres em 2020 quando estivemos em lockdown, mas não
sei bem s...
Há 1 ano
2 comentários:
Muito bem, como não podia deixar de ser!
Quem será o novo embaixador em Paris? Pelo que sabemos o Silveira Carvalho colocado em Otava adoraria e está a mover a pouca influência que tem para o lugar......
Enviar um comentário