sábado, abril 1

Brasil/Sergipe. É Seixas da Costa? Há um fim em vista

E o resto é conversa.

Sabemos, de há muito, que Seixas da Costa não é um diplomata instalado, um diplomata a tender para sinecuras, com prolegómenos e complexiperlemineques. Quando se mexe não é por acaso. Não diz apenas que se mexe para que se faça constar que se mexe. Habituou-nos a isso na ONU/Nova Iorque, na OSCE/Viena e presentemente no Brasil onde qualquer peregrinação de quem não se sinta e não se mexa como servidor do Estado, acaba sempre em turismo político e em diplomacia gongórica. É isto que obriga os adversários a tirarem o chapéu. Tira-se sempre o chapéu a um servidor do Estado e o resto é conversa. depois do Paraná, agora é Sergipe. Pois claro, é necessário colocar Sergipe no mapa mental das Necessidades. Faz bem. O Brasil sem embaixadores como Seixas da Costa acaba por ser um continente das coisas perdidas nos confins do mundo.

Nota da Embaixada em Brasília

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, visitará oficialmente o Estado de Sergipe nos dias 3 e 4 de Abril, acompanhado pela cônsul-geral de Portugal em Salvador da Bahia.

O embaixador português será homenageado com um almoço oferecido pelo Governo de Sergipe, devendo também encontrar-se com o Prefeito da capital do Estado, Aracajú, com o Presidente da Assembleia Legislativa e outras entidades oficiais daquele Estado.

No final do dia 3, terá lugar um encontro do embaixador com a Comunidade portuguesa residente no Sergipe.


Como seria bom saber-se que os embaixadores se mexem na Austrália, no Canadá, nos EUA, na Venezuela, na África do Sul, na Argentina ou até na Holanda! O Estado não paga?

3 comentários:

Anónimo disse...

Bolir é coisa que muitos embaixadores fazem, com dinheiro do erário público. Muitos até de amigos e familia se fazem acompanhar, dá para tudo. Mas como ID é muito eficaz....... os resultados estão à vista.
Mas como se cortou nos conselheiros.... dinheiro vai sobrar.... e embaixadores a passear.Nos paises com grandes superficies imagino quanto isso deve custar(Aviões, hoteis, ajudas de custo,etc).

Anónimo disse...

Seria interresante o MNE averiguar onde esta gente anda ,e a fazer o quê. Com tanta viagem de avião só faltava que fizessem o mesmo que srs. deputados faziam no passado, para bom entendedor meia palavra basta... longe da vista longe do coração.Averiguem, por favor.
Para acabar com as suspeições digam lá quanto gastam os Srs. embaixadores nos paises com milhares de kilometros....e por donde andam, surpresas haverá concerteza e talvez maiores que esta do Brasil.Este pelo vistos foi de férias de primavera, outros de Veraõ e alguns de Inverno para imitar o Sr. Primerio Ministro.
Se temos de poupar porque não começar por eles também, pobres dos conselheiros como foram enganados.

Anónimo disse...

Vão verificar por exemplo a África do Sul,onde o Embaixador passa 4 meses na Cidade do Cabo numa mansão paga a peso de ouro,com duas viaturas oficiais (um para a Embaixatriz,claro,de origem grega e criada na lindissima Cidade Mãe,uma governanta,um cozinheiro e três criados, a pretexto de ir à abertura do parlamento que dura no máximo uma semana.