sábado, março 4

Canadá/Lusa. Embaixada em Otava com mais uma «baixa»

Embaixada de Portugal no Canadá perde conselheiro social fim Março

Otava, Canadá, 04 Mar (Lusa) - A Embaixada de Portugal no Canadá vai perder o seu conselheiro social e cultural, Carlos Gomes da Silva, no final de Março, na sequência das recentes exonerações de adidos diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.

Carlos Gomes da Silva, que deverá cessar funções no final do mês de Março, é o único diplomata português demitido no Canadá, no âmbito da política de exonerações do Palácio das Necessidades.

Carlos Gomes da Silva é ainda professor do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Otava, tendo doado a totalidade da sua remuneração, enquanto docente, para a criação da Bolsa de Estudo Gaspar Côrte-Real, que versa língua e cultura portuguesas.

Questionado pela Lusa sobre a exoneração de Carlos Gomes da Silva, o embaixador de Portugal no Canadá, João Silveira Carvalho, declinou quaisquer comentários.

Com a demissão do conselheiro social e cultural, a Embaixada de Portugal no Canadá, localizada em Otava, vê reduzida a 3 membros a sua equipa com estatuto diplomático, a que acresce o pessoal administrativo.

Além de constituir a representação diplomática portuguesa de mais alto nível no Canadá, a embaixada tem igualmente uma área consular que serve as regiões de Otava e Gatineau, onde estão registados mais de dez mil portugueses.

A Embaixada de Portugal no Canadá tem vindo a ser confrontada com a sucessiva perda de funcionários, sobretudo devido a ingresso na reforma, o que conduziu a que, por exemplo, os serviços consulares sejam actualmente garantidos pela chefe consular e pelo vice-cônsul, este, já aposentado, a dar apoio a título gracioso.

"O número de funcionários e conselheiros é manifestamente insuficiente para as actividades. De todos os consulados-gerais de Portugal no Canadá, só o de Toronto consegue ter uma equipa um pouco maior, contando com duas dezenas de pessoas", afirmou à Lusa fonte diplomática portuguesa em Otava.

No Canadá, a par da embaixada em Otava, que inclui uma área consular, existem mais três consulados-gerais de Portugal, localizados em Toronto, Montreal e Vancouver, e três consulados honorários - em Edmonton (província de Alberta), Winnipeg (Manitoba) e na cidade do Quebeque.

Os consulados-gerais de Montreal e de Vancouver totalizam quatro funcionários, incluindo os cônsules-gerais - e servem, respectivamente, 40 mil e 21 mil portugueses, enquanto o consulado-geral em Toronto serve uma área com mais de 350 mil portugueses.

Carlos Gomes da Silva é um dos 39 conselheiros, adidos e outro pessoal de embaixadas e representações portuguesas que, no início de Fevereiro, viram rescindidos os seus contratos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa reestruturação justificada por razões de "poupanças orçamentais em 2006", as quais atingem sete milhões de euros por ano com este pacote de exonerações.

EF.

7 comentários:

Adelo disse...

"vice-cônsul, já aposentado, a dar apoio a título gracioso",
Edificante!
Ah grande modernização/reestruturação consulares!

Anónimo disse...

"Há razões que só a razão conhece"!!!

Anónimo disse...

"pena é que a baixa não seja do embaixador, pessoa que a comunidade nâo conhece e que do seu altivo posto ignora-os , que saudades de outros que por aqui passaram...........

Anónimo disse...

Prezamos a total liberdade de expressao mas lastimamos que o escudo do anonimato sirva para vis e cobardes difamações.

Anónimo disse...

Concordo com o que diz o anterior comentador... mas o que deveria estar em causa e se deveria questionar é a nomeação do novo BOY para a Embaixada em Ottawa.

Anónimo disse...

PORQUE RAZÃO O ESTADO PORTUGUÊS
CONTINUA A APRESENTAR PORTUGAL
COMO UM DEMINUITIVO E NÃO COMO UM ESTADO MENBRO DA GRANDE UNIÃO EUROPEIA.
ACORDEM POTUGUESES NÃO SE DEIXEM
ENCANTAR COM O DIALOGO GLORIOSO DE JOSÉ SOCRATES.

Anónimo disse...

ATÉ QUANDO O ESTADO POORTUGUÊS CONTINUA A APROVAR A NOVA POLITICA DAS DEMISSÕES É FACIL DEMITIRMO-NOS DAS SITUAÇÕES QUANDO AS CICUNSTANCIAS NÃO SÃO AS MELHORES NÃO VISTÃO DE LUTO A TORRE DE BELEM O MONOMENTO DOS DESCUBRIMENTOS O CAIS DAS COLUNAS E OUTROS TANTOS QUE REVELAM UM PASSADO GLORIOSO COM POUCAS PALAVRAS MAS MUITOS ACTOS QUANDO CORRE A MINI MARATONA DE LISBOA CORRE PARA A FRENTE OU PARA TRÀZ? ENTÃO DA MESMA SORTE O POVO PORTUGUÊS NÃO É A IMAGEM DE UM HOMEM MAS SIM A IMAGEM DE UMA BANDEIRA QUE DESDE Á MUITOS ANOS FOI CRIADA E DECRETADA PARA VENCER E NÃO PARA ANDAR A VENDER OS SEUS TROFEUS A PROPÓSITO QUANDO PENSAREM VENDER A TORRE DE BELEM FALEM COMIGO ESTOU A PENSAR EM COMPRAR UM CASTELO UM ABRAÇO JORGE WALLENDORF DEUSTCHLAND