sexta-feira, novembro 28

Fórum Empresários, sim senhor. Mas a prova é no terreno

PRIMEIRO, VENHAM AS CONCLUSÕES O Fórum Mundial dos Empresários das Comunidades Portuguesas, que se anuncia com o número ordinal romano de I, para que haja um II, um III, por aí fora, abre portas no Centro Cultural de Belém, portanto em ambiente de primeiro mundo. Oxalá que assim venha a acontecer aquele II, III e por aí fora, e que a reunião do CCB não deixe a imagem de ser mais uma a esboroar-se no turismo e em palavras sem consequência prática, eficácia evidente e proveito geral, porque de empresários de trata.

Solenidade não falta e o instrumento para que se faça a prova real disso tudo (ou a dos nove, que basta) também não falta. Referimo-nos ao programa NETINVEST, em que se trabalha vai para três anos e descrito como uma iniciativa de apoio ao investimento em Portugal por parte dos empresários das comunidades portuguesas no mundo, programa esse que vai ser apresentado no fórum. Se este programa para o qual, para além da envolvência do MNE e do Ministério da Economia, se espera concitar o interesse e parceria de câmaras de comércio, associações empresariais, bancos e municípios, se este programa não resultar, então será difícil imaginar qualquer outro programa que dê os noves-fora-zero.

A meta, bandeira ou lema - Uma Rede para a Economia Global - é coisa ambiciosa face ao ramerrame em que ao longo de anos a emigração se tem arrastado, apesar dos pespontos de excepção que têm sido os «empresários de sucesso».

Não é difícil imaginar ou supor-se o que Manuel Pinho irá dizer e conclamar, o que Nelson Souza (gestor do QREN) irá descrever, o que Basílio Horta (AICEP) tentará comprovar, o que André Março (IAPMEI) irá retocar, e sobretudo o que a embaixadora Margarida Figueiredo irá fazer passar quando chegar a sua vez de falar do papel da rede diplomática e consular como diplomacia económica activa. Isso sabe-se.

A prova dos nove ou a prova real, faz-se no terreno. Para já, aguardemos as conclusões, e, depois, haverá que seguir criticamente os dias até ao II Fórum. Estamos aqui para isso.

Sem comentários: