quinta-feira, abril 27

Cônsul em Roterdão e Embaixador em Haia. Comunicado nada confortável

Associações na Holanda pedem exoneração de Óscar Ribeiro

Pela importância, segue na íntegra um Comunicado de representantes dos emigrantes na Holanda (destaques de C-P):
«As Associações Portuguesas, a Federação Portuguesa na Holanda e a ainda a Secção Local do CCP, reunidos em Zaandam, vêm manifestar publicamente e muito em especial junto da comunidade portuguesa na Holanda, o seu desagrado e o seu desapontamento em relação ao tratamento que têm tido das autoridades locais portuguesas ( Embaixada e Consulado).

«Não é considerada de positiva a forma como têm sido ultimamente tratado o movimento associativo português pelas autoridades locais, conforme aconteceu recentemente com a marcação de uma reunião com as associações para as 15 horas da tarde, num dia semanal.

«Só quem não conhece a comunidade portuguesa e a vida dos voluntários dirigentes associativos, marca reuniões para impossibilitar que estas estejam presentes, sem dar uma alternativa, que seja no final do dia, conforme tem sido prática com outros Embaixadores e Cônsules.

«Os organismos da comunidade portuguesa e as suas associações não podem aceitar, que recentemente o senhor Embaixador de Portugal Júlio Mascarenhas, tenha considerado a comunidade portuguesa na Holanda, muito fraca, de pouca expressão e pouco integrada.

«Esta desconsideração deixa-nos a todos perplexos, vinda de alguém que deveria de ser mais responsável e após ter chegado à Holanda, não se dignou ainda ter o cuidado de conhecer melhor a comunidade e o seu movimento associativo.

«Estas afrontas e desrespeito à comunidade portuguesa na Holanda culmina com o facto do Consulado Geral de Portugal, não estar eficiente preparado para o apoio à comunidade portuguesa. A falta de apoio e as frequentes queixas, que nos são apresentadas pelos associados, são preocupantes e necessitam de obter resposta.

«Infelizmente estamos perante um Cônsul Geral que ignora todas as queixas apresentadas, e ainda afronta-se com as recomendações apresentadas.

«Perante esta situação os órgãos representativos da Comunidade Portuguesa na Holanda, e as associações presentes recomendam ao Governo Português a exoneração do Cônsul Geral em Roterdão Óscar Ribeiro Filipe.

«Os recentes problemas da comunidade de trabalhadores temporários portugueses continuam a preocupar os órgãos da comunidade. No seguimento do recente encontro realizado em Roterdão, as declarações de muitos trabalhadores, e uma reunião realizada na Embaixada de Portugal, com o membro do CCP, continua-se sem se saber quais a medidas que vão ser tomadas pelas autoridades locais portuguesas no sentido de apoiar os trabalhadores temporários.

«A recente exoneração da Conselheira Social Isabel Martins, deixa os membros da associações preocupados, com o que se vai passar futuramente.

«Os órgãos da comunidade continuam a exigir do Governo Português, a manutenção de um Conselheiro Social na Embaixada de Portugal em Haia, ainda exigem que muito urgentemente, seja colocado no Consulado Geral de Portugal em Roterdão, um Assistente Social para apoiar a comunidade de trabalhadores temporários na Holanda.

«Os organismos da comunidade Portuguesa na Holanda e as suas associações, exigem mais respeito pela comunidade portuguesa .

«No seguimento das perguntas parlamentares, apresentadas pela europdeputada Ilda Figueiredo do PCP, acerca dos assuntos da comunidade portuguesa na Holanda, constatamos com muito agrado que a Comissão Europeia, tenha reagido positivamente ás questões apresentadas.

«Sabemos que estas respostas não são a totalidade da resolução dos casos, no entanto deixam os órgãos da comunidade portuguesa na Holanda e as suas associações com vontade de continuar a lutar em prol da comunidade portuguesa.

«Manifestamos o nosso agradecimento à Eurodeputada Ilda Figueiredo, ao Eurodeputado Miguel Portas, pelo seu empenho e apoio ás questões da comunidade portuguesa na Holanda, ainda os nossos agradecimentos à Eurodeputada Ana Gomes e a Deputada Maria Carrilho pelo interesse manifestado pelos problemas dos trabalhadores temporários portugueses na Holanda e esperamos a continuar com a sua preciosa colaboração.

A Federação da Comunidade Portuguesa
A Secção Local do CCP na Holanda
As Associações Portuguesas na Holanda

Zaandam, Abril de 2006

Sem comentários: