quarta-feira, abril 26

Toronto, barulho português. Factos em notícias alargadas

Denúncias de má gestão, dinheiros mal parados, documentos falseados.

Uma manifestação de algumas dezenas de trabalhadores portugueses da construção civil, destinada a defender o presidente da secção 183 do sindicato, António Dionísio, fez um barulho de centenas, e foi discreta mas atentamente, enquadrada pela Polícia Montada em frente do parlamento da província do Ontário.

Durante a manhã do dia 25, os jornais nacionais trouxeram notícias alargadas sobre a acusação feita pela LIUNA (o sindicato norte-americano de que depende este sindicato canadiano) ao presidente António Dionísio e a João Dias, membros principais da direcção: má gestão, dinheiros mal parados, documentos falseados. As notícias referem a exigência de afastamento da direcção direcção. António Dionísio, levado em ombros pelos trabalhadores, proclamou com alta emoção o seu desacordo.

Posteriormente, um porta-voz da LIUNA, também português, fez declarações públicas apaziguadoras, garantindo que a nova direcção a vir não porá em causa os fundos de pensões e outros direitos dos trabalhadores filiados.

Dionísio, que foi condecorado pelo Estado Português e durante algum tempo representou o Partido Socialista português no Canadá, proporcionou uma ajuda financeira impressionante ao Partido Liberal por ocasião das últimas eleições federais, através de jantares organizados para angariação de fundos. Foi ele, também, que organizou há poucos dias uma manifestação em favor dos trabalhadores que estão ilegalmente no Canadá.

Aguardemos como isto vai acabar.

Sem comentários: